Armazém Empório Du Carmo

Logo Empório Du Carmo

4

set

Pimenta é pura emoção e frio na barriga!

O sabor picante da pimenta te assusta? Sabia que tem vários tipos que não incomodam e proporcionam um sabor muito especial ao prato?

A pimenta é um dos temperos mais conhecidos e amados do mundo, mas que também causa certo receio em algumas pessoas.

Há milhões, ou até bilhões de pessoas por aí que consomem regularmente comida apimentada. Em alguns países, como Turquia, México, Tailândia, Filipinas, Índia e Malásia há bem mais apetite por comidas picantes.

É um alimento que traz muitos impactos positivos para nosso organismo, como: 

  • São fontes de vitaminas C e E, além de substâncias que são transformadas em vitamina A dentro do fígado.
  • Tem efeito termogênico, de aceleração do metabolismo.
  • Tem efeito antioxidante e impacto favorável sobre o fluxo sanguíneo e o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Traz bem-estar por sua ação anti-inflamatória que alivia dores fortes causadas por algumas doenças; 

Se consumida em excesso, a pimenta pode gerar pequenos problemas, como inflamações, agressão ao aparelho digestivo e consequências nos tecidos internos da boca. Mas ainda sim é um exagero dizer que a pimenta faz mal à saúde, pois não há base científica que comprove isso. A pimenta também deve ser consumida com moderação, afinal, qualquer alimento, quando consumido excessivamente, pode ser prejudicial à saúde. Em caso de exageros a recomendação é tomar leite integral para diminuir a sensação ruim, pois a pimenta se dissolve na gordura.

 

E por que passamos a consumir pimenta se provoca tanto desconforto?

Uma das hipóteses é que os seres humanos gostam de alimentos apimentados por causa de suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. Nossos antepassados começaram a perceber que alimentos com sabor apimentado eram menos propensos a apodrecer — a ardência era um sinal de que a comida não tinha estragado.

Outra teoria sobre o consumo de pimenta está relacionada com muita emoção e frio na barriga. Essa teoria sugere que começamos a comer pimenta por causa do mesmo impulso de buscar fortes emoções que atualmente nos faz andar de montanha-russa ou saltar de paraquedas. E até que gostamos de comer pimenta ardida pela mesma razão que gostamos de assistir a filmes de terror assustadores.

Se você ainda não está habituado ao paladar picante e deseja adotar essa experiência em sua vida, conheça abaixo as pimentas ideais:

Pimenta biquinho: que possui um nível de ardor bem baixíssimo e pode ser consumida de diversas formas, seja em conserva ou in natura. Pode ser utilizada na decoração de pratos e para temperar molhos, saladas, aperitivos, vinagrete, carnes e peixes.

Pimenta do reino: com leve ardência e muita versatilidade, pode ser utilizada em pratos variados, ajudando a realçar o sabor dos mesmos. É de origem indiana e muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e por favorecer tanto a digestão quanto a circulação sanguínea.

Pimenta rosa: brasileiríssima, é opção de ardência leve combinada com sabor adocicado. É muito utilizada para decorar pratos e possui propriedades benéficas para a saúde. É apontada como auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer.

Pimenta dedo-de-moça: de ardor leve ao moderado, é indicada para quem deseja ser um pouco mais ousado com relação aos tipos de pimentas apresentados anteriormente. Pode ser usada em diversas situações, como em molhos, saladas, no preparo de carnes bovinas, aves, frutos do mar, para temperar feijão etc.

Pimenta jalapeño: muito usada na culinária mexicana, é peça fundamental no preparo de pratos típicos, como nachos, burritos e tacos. Seu nível de ardência é mediano. É uma opção interessante para quem começou a comer pimenta há pouco tempo e está querendo experimentar aos poucos sabores mais desafiadores.

A pimenta é o “antídoto para comida sem graça” e há variedades de pimenta cada vez mais fortes sendo cultivadas. O que garante que nunca vai faltar uma refeição apimentada por aí. Não é mesmo?!

No Empório Du Carmo Cidade Jardim você encontra grande variedade de pimentas para tornar sua refeição ainda mais especial.

Com um atendimento afetuoso e intimista, oferecemos as melhores delícias gourmet mineiras e do Brasil e uma linha especial e exclusiva de produtos importados, para o seu consumo diário ou para presentear a si ou a quem você tanto ama. Temos também:

  • Vinhos Mineiros, cervejas artesanais e cachaças
  • Queijos Selecionados
  • Massas e acompanhamentos
  • Boutique de Carnes
  • Doces, Compotas e Geleias
  • Bolos, Pães e Biscoitos
  • Temperos
  • Cafés selecionados
  • Produtos a granel
  • Linha Fit e Saudáveis

Quer saber mais? Consulte nossa loja virtual no endereço www.armazememporioducarmo.com.br. Fazemos entregas em todo o Brasil.

Ou venha conhecer nosso espaço, na Av. Prudente de Morais, 590 no Bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte/MG.

Nosso WhatsApp é (31) 98807-0696

EMPÓRIO DU CARMO, o empório gourmet ao seu lado.

FONTE: 

https://laboratoriocella.com.br/afinal-pimenta-faz-mal-a-saude-ou-podemos-comer-sem-medo/

https://www.bbc.com/portuguese/geral-50743063

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELATED

Posts

Fale com a gente